quarta-feira, 18 de junho de 2008

CHAVES- Que Bonita A Sua Roupa

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=3991226

Quem nunca assistiu ao seriado Chaves? A história gira em torno de um garoto órfão, que é chamado de “Chaves” que em espanhol significa “moleque”. O menino mora em uma vila onde se desenrolam as ações. Seus melhores amigos são Quico, filho de Dona Florinda, e Chiquinha, filha de Seu Madruga, que nunca paga os aluguéis atrasados ao Sr. Barriga, dono da vila. Há também personagens secundários como Pópis e Nhonho que aparecem esporadicamente.
Alguns episódios de Chaves chegaram por acaso ao Brasil, em meio às fitas de novelas mexicanas. Silvio Santos gostou e apostou na série e mandou que fosse dublada. O programa já ia ao ar no México desde 1971, mas estreou no país em 1984, com o episódio “caçando lagartixas”. Com o tempo a audiência do Chaves foi aumentando e já ocupou vários horários da grade da emissora, inclusive o nobre.
Em um dos enredos do seriado, as crianças aprendem a cantar uma música denominada “que bonita a sua roupa”, mas será que as roupas usadas pelos protagonistas foram sempre as mesmas? Não, é a resposta. Da mesma forma que a audiência cresceu e Chaves ganhou notoriedade por diversos lugares do mundo, o cenário e as roupas das personagens foram sofrendo alterações.
Em 1971 o Chaves usa uma camisa amarelada e uma calça azulada. Os episódios de 1972 a 1975 em sua maioria não contam com a presença da Chiquinha, já Chaves, com a mesma roupa. De 1975 à 76, Chaves adota uma camiseta branca e agora, a calça de chaves é amarelada. Sendo em 78, a roupa inteira mais esverdeada, ele a usa até mais ou menos 1981 ou 1982 quando ele muda para uma calça toda branca.
No vestuário da Chiquinha também percebeu-se muitas alterações. No início ela usava um vestido todo branco. Já a partir de 1972 até 1977 ela usou um vestido branco listrado com vermelho. Daí em diante, passa a usar o vestido verde, com ou sem casaco, aliás, o casaco as vezes é verde e outras vermelho. Na fase em que o casaco é vermelho, algumas partes do vestido são diferentes, como a gola e o bolso que passam a ser brancos com verde. Nos episódios de 1980 Chiquinha usa franjinha, permanece o casaco vermelho e o vestido verde, mas a gola neste período é amarela. A Dona Clotilde, ou bruxa do 71, mudou pouco, o chapéu que do tradicional azul usado de 1971 a 1979 passou a ser cor-de-rosa por volta de 1980. Permaneceu com esse chapéu até o encerramento definitivo das gravações.
Dona Florinda também não ficou pra trás, usava nos primeiros episódios um vestido e avental azul, mais tarde roupa alaranjada com avental amarelo. Mais tarde até 78, um vestido com listras vermelhas e um avental escuro por cima de um branco. A partir daí permanece com a mesma roupa, alternando algumas vezes com o vestido azul e avental azul claro. Após a saída de Carlos Villagrán (Quico) usou um casaco marrom e após 1980 passou a usar um vestido branco.
Seu madruga, ao contrário do que se pensa, já usou uma camiseta amarela e sem mangas, ao invés da tradicional camiseta escura. O que mudou consideravelmente em seu vestuário foram os sapatos, primeiramente eram brancos, depois passou a usar um tênis (há quem diga que era All Star) e a partir de 1978 usa um sapato azul.
Nhoho apareceu em 1974 com uma roupa meio cinzenta, no mesmo ano muda para uma roupa rosada passando a usar um macacão vermelho. Por volta de 1977 usa uma roupa verde. Em 1980 ele usa uma roupa branca com um macacão vermelho escuro.
No episódio citado pela comunidade, Chaves está usando a tradicional calça amarelada, Nhonho usa o macacão verde e a Chiquinha o vestido verde com casaco vermelho.
O cenário do Chaves também foi se adaptando, em 1974 a bruxa ainda não era do 71, em 1975 o chão deixa de ser o natural do estúdio e passa a ser texturizado. Em 1978 Quico usa um boné diferente na qual uma das partes é preta, Seu Barriga muda de óculos. Os numeros das portas passam a ser de metal. Além disso a qualidade das filmagens foram melhorando gradativamente ao longo dos anos.
Os integrantes do seriado, Dona Clotilde e Seu Madruga já faleceram, mas o seriado Chaves continua sendo um sucesso entre crianças e inclusive adultos, independente da roupa usada pelas personagens.




http://chaveserebelde.blogspot.com/2006/08/historia-chaves.html

http://tinhaqueserochaves.50webs.com/guiachav.html

http://elchavodel8brasil.v10.com.br/fases_das_series.htm

http://www.gravateiros.com.br/2007/05/24/por-onde-anda-personagens-do-chaves/
(Veja no link acima fotos das personagens de Chaves)

Um comentário:

Thiago R disse...

Muito boa a postagem! Parabéns!